quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Amor próprio não é orgulho...

Amor próprio não é orgulho...

O orgulho é filho do Ego, e o ego é egoísta e narcisista, ele é duro cruel e tem uma visão distorcida do mundo, por mais das vezes confunde humildade com humilhação, é astucioso nos convence sempre de que é melhor mentir do que se expor, se humilhar, cria em nossa mente a fantasia de que devemos nos defender do mundo, das outras pessoas negando nossas faltas, nossos deslizes e nos empurra para o caminho da mentira e dos subterfúgios e faz isso tão bem que nos convence que esse não o melhor caminho, nos convence de que é o único caminho...

O amor próprio por sua vez é sábio, uma pessoa que se ama é imensamente diferente de uma pessoa orgulhosa, ela é humilde sem ser fraca e sua força esta na franqueza, na verdade que carrega, sabe que errou, quando errou, em que errou e principalmente sabe reconhecer esses erros, e ao reconhecer seus erros, sabe pedir perdão, porque tem consigo a coragem da verdade.

O orgulhoso se acovarda e esconde-se por trás da mentira, e assim vive a eterna agonia de ser descoberto em sua mentira, tem medo e esse medo o torna agressivo então para defender-se ele se põe sempre na defensiva, torna-se desconfiado, não aceita criticas, não admite nem sob tortura que errou.

O amor próprio tem a coragem e a sabedoria daqueles que carregam a verdade em seus corações, andam sempre altivos e sem medo porque carregam consigo os escudos da verdade não temem a incompreensão porque suas consciências estão sempre em paz, e essa paz os faz pessoas calmas, tranqüilas e coerentes no que falam, porque diferente do orgulho o amor próprio só pratica aquilo que prega.

É difícil, extremamente difícil, combater o maldito Ego, porque ele nos enaltece, nos faz sentir importante, poderoso, nos diz sempre e nos convence de que não erramos - Não você não errou, você fez o que tinha que fazer, reconhecer seu erro é demonstrar fraqueza, é se expor, negue, minta - Esse é o ego, se você prejudica alguém ele diz - ele mereceu - Se você trai a confiança de um amigo ele diz - Ele não precisa saber, quem garante se ele também já não fez o mesmo com você? - e se você trai um companheiro de vida, a pessoa que você ama, ele diz - Calma, minta negue, se ele souber não te perdoa e você o perde, negue e continue negando, afinal foi apenas um deslize, bobagem, se ele não souber não vai mudar nada, e se desconfiar, negue, defenda-se mostre-se ofendido, ataque sempre e negue ate o fim, e se no final ele se for, você arruma outro, afinal e ele quem vai perder, veja como você é lindo, inteligente, com certeza encontra coisa melhor - E assim o maldito ego lhe ilude, lhe colocando em um pedestal construído de mentiras e falsas ilusões.


Todos estão sujeitos a erros, a deslizes, muitas vezes fazemos coisas das quais não nos orgulhamos e geralmente condenamos as pessoas que as fazem, porque estamos cegos pelas mentiras do ego, é a lei do FAÇA O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO.
Aquele que anda na verdade nada teme, não se contradiz, não fala em desconformidade com o que faz.
A maior nobreza esta em reconhecer o erro, e pedir perdão por ele com humildade, porque errar é humano, mas a verdade nos absolve e nos torna fortes para enfrentar as incompreensões daqueles que colocam o Orgulho e a Vaidade acima do AMOR e da COMPREENSÃO.



A MAIOR PROVA DE AMOR QUE ALGUEM PODE DAR A UMA PESSOA, NÃO É NUNCA ERRAR COM ELA, MAS SIM RECONHECER QUE ERROU, CONFESSAR O ERRO E LHE PEDIR PERDÃO...
...a MAIOR PROVA DE AMOR QUE UMA PESSOA PODE DAR A ALGUEM, É NESSE MOMENTO SUBLIME LHE ACOLHER EM SEUS BRAÇOS, ACARICIAR-LHE A O CORAÇÃO E LHE DIZER, “NÃO TEMAS, EU TE AMO E ESTAREI SEMPRE CONTIGO”

(Samisxela)

Nenhum comentário: